Chegada do “verão Amazônico” acende alerta para o perigo das queimadas
Incêndios podem afetar o fornecimento de energia
O começo do verão amazônico em Rondônia, com a ausência de chuvas e as altas temperaturas, costuma registrar muitas queimadas. Entre as consequências estão a poluição do ar, degradação e diminuição da fertilidade do solo, redução da fauna e flora e a interrupção do fornecimento de energia.
Os focos de incêndios que podem afetar a rede elétrica são monitorados em tempo real pelo Centro de Operações Integrado da Energisa Rondônia. O objetivo é atuar de forma preventiva para que as chamas não atinjam as instalações elétricas. “Visando mitigar as interrupções, mantemos diálogo com o Corpo de Bombeiros para agirmos rapidamente caso as chamas estejam próximas à rede. Nossas equipes também são orientadas a observarem a existência de focos de fogo durante os deslocamentos de atendimento e reforçamos a quantidade de colaboradores para imediata atuação de acordo com a criticidade da ocorrência”, explica o coordenador de Saúde e Segurança da empresa, Caio Cesar Ramos.
A população deve informar casos de queimadas e incêndios ao Corpo de Bombeiros pelo número 193. Se as chamas estiverem próximas à rede elétrica, deve também acionar a Energisa pelo 0800 647 0120, aplicativo Energisa On ou atendente virtual Gisa (www.gisa.energisa.com.br).
Confira abaixo algumas dicas para prevenir acidentes com a rede elétrica:
- Não faça queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;
-Respeite a “faixa de servidão”, que são os corredores de 30 ou 40 metros de largura localizados embaixo das linhas de transmissão, nos quais não é permitido o plantio;
- Quando acender uma fogueira, posteriormente apague as cinzas com água, para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;
-Não jogue pontas de cigarro acesas nas matas ou em acostamentos das rodovias;
Fonte: Comunicação ENERGISA RO