Exame será aplicado em 24 municípios do estado; veja como descobrir o seu local de provas.
Mais de 36 mil estudantes de Rondônia se inscreveram e estão aptos a realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O exame inicia neste domingo (5) em todo o país e segue no dia 12 de novembro.
Segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas serão realizadas em 24 municípios do estado, sendo Porto Velho a cidade com o maior número de inscritos: 15.537.
Na sequência entram:
O exame também será realizado em Alta Floresta D'Oeste, Alto Paraíso, Alvorada D'Oeste, Buritis, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão D'Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Machadinho D'Oeste, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia D'Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.
Em todo o estado, as mulheres são maioria no exame, com mais de 22,4 mil participantes. Os homens são pouco mais de 13,5 mil inscritos, ao todo.
Ainda conforme os dados divulgados pelo Inep, a maior parte dos candidatos inscritos em Rondônia são: pardos (20.171), com 17 anos (9.839), que já concluíram o ensino médio (15.927) e tiveram inscrição gratuita (13.569).
Na Região Norte, Rondônia é o terceiro estado com o maior número de inscritos, somente atrás do Pará e do Amazonas.
-
Pará - 229.180
-
Amazonas - 92.924
-
Rondônia - 36.042
-
Tocantins - 32.620
-
Amapá - 28.814
-
Acre - 24.278
-
Roraima - 9.641
O candidato que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (5) e ainda não conferiu o seu local de prova não pode bobear. A recomendação é checar isso o quanto antes e se programar para o dia, calculando tempo de deslocamento.
O local de prova está disponível no cartão de confirmação do participante, que pode ser acessado pela Página do Participante.
Distância: Diversos candidatos têm estranhado a distância entre o local onde moram e o lugar onde farão a prova - pela regra definida, não pode ultrapassar 30 km. O Inep afirma que já cobrou a revisão dos critérios adotados pela empresa contratada para fazer a aplicação e que irá resolver a situação. Veja aqui o que fazer se tiver dúvidas sobre o local de provas.
Veja o passo a passo para consultar seu local de prova:
Passo 1: Acesse a Página do Participante e clique em "Entrar como gov.br"
Passo 2: Insira seu CPF e clique em "Continuar"
Passo 3: Insira sua senha gov.br e clique em "Entrar"
Passo 4: Clique em "Aplicação" e em, em seguida, clique em "Local de Prova"
Passo 5: Clique novamente em "Local de prova" e salve o cartão de confirmação no seu aparelho
No cartão de confirmação, é possível conferir informações importantes para os dois dias de prova (veja exemplo abaixo). Apesar de a impressão do documento não ser obrigatória, a recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). Assim, o candidato evitará confundir o endereço onde prestará o Enem.
Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
-
pesquisar o endereço do seu local de prova;
-
verificar a distância e o tempo de deslocamento;
-
e, se possível, simular o percurso, considerando que o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes no domingo, quando o exame acontecerá.
O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.
Enem 2023 terá provas coloridas
A edição de 2023 terá como novidade elementos coloridos.
-
Como era: Até 2022, as provas tinham apenas a capa do caderno de questões colorida.
-
Como fica: Agora, além da capa, o caderno de questões terá elementos gráficos coloridos. De acordo com o Inep, as cores podem aparecer em charges e tirinhas, além de serem visíveis também na enumeração dos itens da prova.
Atenção: cada candidato continua precisando indicar no gabarito a cor de seu caderno de questões.
Segundo o órgão, o objetivo principal é facilitar a compreensão visual dos itens da prova pelos participantes. O Inep garante ainda que a prova contemplará pessoas com daltonismo.
"Além disso, as imagens coloridas também podem trazer maior acessibilidade às pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas. Isso pode ser especialmente importante ao exibir texto em um plano de fundo para facilitar a leitura, por exemplo", disse o Inep sobre a novidade.
️ Datas das provas
5 de novembro
12 de novembro
⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
-
Abertura dos portões: 12h
-
Fechamento dos portões: 13h
-
Início das provas: 13h30
-
Término das provas no 1º dia: 19h
-
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.
️ O que levar no dia da prova
-
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
-
Álcool em gel;
-
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
-
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
-
Cartão de confirmação de inscrição;
-
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
❌ O que não levar no dia prova
-
Telefones celulares, calculadoras e qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
-
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
-
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
-
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, desde que acompanhado pelo fiscal