Plataforma GeoPortal garante acesso a mapas e informações sobre Porto Velho
29/06/2024 12:35 em Cidade

Ferramenta de consulta de dados reúne informações sobre planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade e serviços disponíveis na capital e nos distritos

 

Evento foi realizado na sede do IbamaEvento foi realizado na sede do Ibama

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), lançou oficialmente nesta quarta-feira (26) o GeoPortal, uma ferramenta de consulta de dados que reúne informações sobre planejamento urbano, meio ambiente, mobilidade e serviços disponíveis na capital e nos distritos.

 

Em um evento realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o encontro contou com a participação das principais instituições que trabalham com o geoprocessamento em Porto Velho, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro.

O GeoPortal web foi desenvolvido pela Sempog há dois anos, e estava em fase de aperfeiçoamento. De acordo com a pasta, a ferramenta leva em consideração os aspectos socioeconômicos, técnicos e profissionais, através de informações que podem ser usadas pela população de forma geral e também por acadêmicos ou profissionais de diversas áreas.

 

Rafael Ronconi Bezerra, engenheiro ambiental e diretor do Departamento de GeoprocessamentoRafael Ronconi Bezerra, engenheiro ambiental e diretor do Departamento de Geoprocessamento

Rafael Ronconi Bezerra, engenheiro ambiental e diretor do Departamento de Geoprocessamento, explica que, com a aplicação de informações e dados georreferenciados de todo o município, a Sempog disponibiliza e armazena para a população um mapeamento de bairros, zonas e distritos, e outras informações associadas ao território de Porto Velho.

 

“As informações georreferenciadas são um produto de um processo de levantamento em campo. Todo um rigor de levantamento, de topografia, altimetria, planimetria, são levantadas e espacializadas em softwares específicos. Quando se tem essa associação da localização com as informações diversas que a gente pode ter, de zoneamento, de bairros, a gente associa ao local com precisão cartográfica e as informações, e isso tudo pode ser manipulado e, consequentemente, disponibilizado no GeoPortal”, explica.

Na prática, o Geoportal pode ser utilizado, por exemplo, para que a população tenha acesso aos mapas de Porto Velho, informações demográficas sobre a história e fundação de bairros e distritos, dados geográficos sobre escolas, unidades de saúde, prédios públicos, e serviços realizados pelo município, como licenciamento ambiental, licenciamento urbanístico e licenciamento sanitário. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada neste link.

 

Sérgio Luiz destacou que o GeoPortal disponibiliza dados precisos e atualizadosSérgio Luiz destacou que o GeoPortal disponibiliza dados precisos e atualizados

O titular da Sempog, Sérgio Luiz Pacífico, destacou que o GeoPortal disponibiliza para a comunidade dados precisos e atualizados, trazendo para a Prefeitura de Porto Velho uma ferramenta moderna, que facilita o dia a dia da população.

 

“Estamos vivendo um mundo cada vez mais digitalizado e é muito importante que a Prefeitura de Porto Velho também comece esse processo. A gente já tem avançado bastante e hoje o Geoportal é uma ferramenta em que a gente disponibiliza para a sociedade muitas informações que antes eram muito difíceis. O empresário, o investidor, que ia buscar conhecer o município de Porto Velho para fazer um investimento ou qualquer trabalho, ele teria que ir até a secretaria pegar as informações em mapas antigos, e hoje, com essa ferramenta, é possível ter essa informação na palma da mão”, finalizou.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Texto: Taís Botelho
Foto: Ana Flávia Venâncio

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!